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Fokker 50





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento. Ligar o cronômetro para fins estatí­sticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Calibre o altí­metro, ligue as luzes da Aeronave, mantenha os dois geradores sempre ligados, em todas as fases do vôo, e acione o AutoFeather e o AutoThrottle;

04 - Agora com os motores ligados, execute as configurações de manete para a decolagem. O Fokker 50 possui três conjuntos de manetes ("Power", "Feather" e "Fuel", da esquerda para a direita, respectivamente). Ajuste as três manetes para o máximo e estará pronto para a decolagem;

05 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

06 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o Fokker superar os 30 nós, eleve as manetes de potência até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é120 nós (com flaps em 0 grau);

07 - A velocidade máxima permitida para o Fokker 50 abaixo dos 10.000 pés é 200 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 1000 pés/minuto. Agora, fora do solo, execute as configuraçães para o perfeito uso do IAS Hold no PA. Ajuste a manete "Feather" um pouco acima do seu ní­vel mí­nimo (o piloto vai tateando até encontrar o ponto certo) e ajuste a manete de combustí­vel ("Fuel") para o máximo. Somente assim será possí­vel utilizar o IAS Hold do Piloto Automático (lembrando que este ajuste somente deve ser feito fora do solo);

08 - Acima do FL100, acelere para 220 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere o FL150 ou o FL160 para o seu cruzeiro e 265 nós de velocidade. Nessa altitude pode ser acionado o botão "Propeller Synchronization Switch" (sendo desativado no iní­cio do procedimento de descida). O piloto não deve se esquecer de acionar o "De-Ice" e o "Pitot Heat" quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius. E que, com o "De-Ice" ligado, a Aeronave deverá manter uma velocidade de cruzeiro em torno de 250 nós (não chegará aos 265);

09 - Descida: recomendamos 1500 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Approach" durante a aproximação ao aeródromo. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 110 nós;

10 - O Fokker 50 não dispõe de Spoilers nem de AutoBrake. Após o toque na pista (comprimento mí­nimo da pista para pouso seguro com peso mí­nimo e peso máximo: 3000 / 4000 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso, que deverá ser mantido até os 60 nós (instante em que deverá ser desativado). Os freios manuais só deverão ser usados abaixo dos 60 nós. O cronômetro, para fins estatí­sticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.