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Catalina CA-10





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento. Ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores e mantenha os "Cowl Flaps" abertos (aberturas que permitem a entrada de ar para refrigerar as superfícies de metal que recobrem os motores);

03 - Calibre o altímetro e ligue as luzes da Aeronave;

04 - Agora com os motores ligados, ajuste a manete "Propeller" (PROPS) para o máximo (posição ideal para a decolagem) e deixe a mistura de combustível em 100% ("Full Rich");

05 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

06 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o Catalina superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 80 nós (o Catalina não dispõe de Flaps, Spoilers nem de Reverso, mas é capaz de decolar e pousar também em superfícies aquáticas);

07 - A velocidade máxima permitida para o CA-10 abaixo dos 10.000 pés é 150 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 500 pés/minuto (e 180 nós de cruzeiro). A mistura deverá ser mantida em 100% até que se alcance a altitude de cruzeiro. O IAS Hold poderá ser habilitado a qualquer tempo, mas para que venha efetivamente a funcionar, é necessário que se coloque a manete "Propeller" na posição mínima (o piloto vai tateando até encontrar o ponto certo);

08 - Em sua altitude de cruzeiro (a Companhia sugere o FL090 ou o FL100), acelere para 180 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés). Nesse momento (com a aeronave estabilizada e na fase de cruzeiro), acione o botão "Propeller Synchronization Switch" (sendo desativado no início do procedimento de descida), reduza a mistura para 85% (assim mantida até o final do vôo) e feche os "Cowl Flaps" após a estabilização da temperatura dos motores (mantidos fechados até o toque na pista);

09 - Descida: recomendamos 1000 pés/minuto. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 90 nós;

10 - Após o toque na pista (comprimento mínimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 1800 / 2200 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione os freios manualmente. O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores. Quando deixar a pista ativa, volte a abrir os "Cowl Flaps" novamente.