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ATR 72-500





01 - Confecção do Plano de Voo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento. Ligar o cronômetro para fins estatí­sticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Para o acionamento dos motores proceda da seguinte maneira: 1) Ligue a Bateria e se necessário as luzes do painel (painel principal ou overhead); 2) O ATR 72-500 possui tres conjuntos de manetes ("Power", "Feather" e "Fuel", da esquerda para a direita, respectivamente), eleve as manetes Feather e Fuel (painel Trottle Quadrant); 3) No painel Overhead, ligue os Alternadores (chaves que ficam à direita e esquerda da chave BAT); ligue também os Avionics; 4) ainda no painel Overhead, gire a chave ENG Start, totalmente para esquerda (posição "Start A+B"); acione as chaves "Left Engine Start Switch" e "Right Engine Start Switch"; espere as indicações "ON" dessas chaves e "FAIL" dos alternadores se apagarem;

04 - Calibre o altí­metro, ligue as luzes da Aeronave, mantenha os dois alternadores sempre ligados, em todas as fases do voo;

05 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

06 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o ATR superar os 30 nós, eleve as manetes de potência até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 120 nós (com flaps em 25 graus);

07 - A velocidade máxima permitida para o ATR 72-500 abaixo dos 10.000 pés é 210 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 1000 pés/minuto. Agora, fora do solo, execute as configurações para o perfeito uso do IAS Hold no PA. Ajuste a manete "Feather" um pouco acima do seu ní­vel mí­nimo (o piloto vai tateando até encontrar o ponto certo) e mantenha a manete de combustí­vel ("Fuel") no máximo durante toda a ascensão. Somente assim será possí­vel utilizar o IAS Hold do Piloto Automático (lembrando que este ajuste somente deve ser feito fora do solo);

08 - Acima do FL100, acelere para 230 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere o FL170 ou o FL180 para o seu cruzeiro e 270 nós de velocidade. Acima do FL180, recalibre o altí­metro (29.92) e acione o "De-Ice" e o "Pitot Heat" (atentar para o fato de que ambos devem sempre estar ligados quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius). Quando atingir a fase de cruzeiro, a manete de combustí­vel poderá ser posta em um ní­vel abaixo do máximo (e será assim mantida até o pouso);

09 - Descida: recomendamos 1500 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Os Spoilers poderão ser acionados somente no solo (o ATR não arma Spoilers). A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 110 nós;

10 - O ATR 72-500 não dispõe de AutoBrake. Após o toque na pista (comprimento mí­nimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 3540 / 4232 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso, que deverá ser mantido até os 60 nós (instante em que deverá ser desativado). Simultaneamente ao Reverso, os Spoilers serão acionados manualmente. Os freios manuais só deverão ser usados abaixo dos 60 nós. O cronômetro, para fins estatí­sticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.