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Embraer EMB-120





01 - Confecção do Plano de Voo e abastecimento da Aeronave;

02 - Ligue o Sistema Elétrico da Aeronave (as quatro chaves azuis - abaixo/esquerda do painel): Bateria, Auternadores e Avionicos. 

03 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento. Para o acionamento: a) Elevar as manetes FUEL ao máximo (CTRL+SHIFT+F4), permanecendo as manetes FEATHER no mínimo possível, bem próximo as barras listradas (CTRL+F2 ou manualmente isso é necessário para a imobilização da aeronave); b) STARTAR o motor direito acionando e mantendo a chave de IGNIÇÃO até a operação dos mostradores; fazer semelhantemente para o motor da esquerda; ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores;

04 - Proceda a configuração da aeronave para o TakeOff. Calibre o altí­metro, ligue as luzes da aeronave, acione o AutoFeather e o AutoThrottle;

05 - Agora com os motores ligados e configurado libere os freios de estacionamento, eleve as manetes FEATHER lentamente (CTRL+F3). Na linha base da letra "O" notará que a aeronave começa a movimentar-se (é mais que o sufiente para o taxiamento);

06 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

07 - Partida: elevar as manetes FEATHER ao máximo e elevar as manetes de potência - POWER - lentamente e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o EMB-120 superar os 30 nós, eleve as manetes de potência ao máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 120 nós (com flaps em 5 graus);

08 - A velocidade máxima permitida para o EMB-120 abaixo dos 10.000 pés é 210 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 1000 pés/minuto (o default da aeronave é de 1800 pés/min). Agora, fora do solo, execute as configurações para o perfeito uso do IAS Hold no PA. Ajuste a manete "Feather" um pouco acima do seu ní­vel mí­nimo (o piloto vai tateando até encontrar o ponto certo). Somente assim será possí­vel utilizar o IAS Hold do Piloto Automático (lembrando que este ajuste somente deve ser feito fora do solo);

09 - Acima do FL100, acelere para 230 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere o FL200 ou o FL210 para o seu cruzeiro e 280 nós de velocidade. Nessa altitude pode ser acionado o botão "Propeller Synchronization Switch" (sendo desativado no iní­cio do procedimento de descida). Acima do FL180, recalibre o altí­metro (29.92). O  "De-Ice" dará alarme quando for necessário o seu acionamento e o "Pitot Heat" é recomendável acioná-lo ainda no solo. Quando atingir a fase de cruzeiro, a manete de combustí­vel poderá ser posta em um ní­vel abaixo do máximo (LOW IDLE) e será assim mantida até o pouso);

10 - Descida: recomendamos 1500 pés/minuto. Acione os Flaps quando necessário durante a aproximação ao aeródromo. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 105 nós;

11 - O EMB-120 não dispõe de Spoilers, entretanto neste modelo foi adicionado o AutoBrake que pode ser colocado em 1. Após o toque na pista (comprimento mí­nimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 3250 / 5400ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso, que deverá ser mantido até os 60 nós (instante em que deverá ser desativado). Os freios manuais só deverão ser usados abaixo dos 60 nós. O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.