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Super King Air 300





EXTREMAMENTE IMPORTANTE!

Esta aeronave foi projetada para ser operada somente a partir do cockpit virtual (VC) após acionar a tecla "S". Portanto, o painel 2D que acompanha foi criado pela ECCENTRIC e é muito básico, contendo alguns "gauges facilitadores". Na Internet são encontrados outros painéis 2D com a mesma finalidade. Além disso, muitos instrumentos são padrões do FS2004. Observe que o painel 2D não suporta todas as funções disponíveis no cockpit virtual. Este manual enfoca os controles encontrados no painel 2D mas haverá necessidade de alguns procedimentos serem realizados no VC. É altamente recomendável ler os arquivos que acompanham o pacote de instalação.

01 - Confecção do Plano de Voo; abastecimento correto da Aeronave para o voo considerando o alternativo e que a aeronave esteja dentro dos limites de peso (539gls e autonomia de 1.820nm);

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento. Ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Ligar os motores: Se você não utiliza o conhecido CTRL+E siga o procedimento passo a passo abaixo para "motores desligados" (cold and dark ). A lista de verificação completa pode ser encontrada no kneeboard.

3.1 - Verifique se os manetes "Condition" estão na posição "Cut Off" e se os manetes "Propeller" estão totalmente para a frente. Verifique também se o freio de estacionamento está ajustado e se os manetes "Power" estão na posição "Idle".

a. Ligue a bateria.

b. Ligue"rotating beacons".

c. Clique segure "right engine start switch" em"ON".

d. Monitore o "gas generator RPM" (Ng) e aguarde até atingir 12%.

e. Mova o manete direito "Condition" até a posição "Low Idle". Se não houver ignição, o motor de arranque desligará automaticamente em 25 segundos.

f. Monitore o "engine ITT". Temperatura máxima admissível durante o início é de 1000°C.

g. Repita este procedimento para o motor da esquerda.

h. Ligue os geradores. Mantenha os dois geradores sempre ligados em todas as fases do voo, e acione o AutoFeather; NOTA: Quando a partida é feita pelo CTRL+E observar que os geradores se desligam.

3.2 - Calibre o altímetro e ligue as luzes da Aeronave

3.3 - No VC, após o bloco dos manetes, há um quadro com chaves interruptoras. Na 2ª fileira de chaves, acione para cima (clicque, segure e arraste para cima) a terceira e quarta chave (left/right Engine Bleed Air Failure) isto desligará os alarmes que estavam no painel. Guarde a posição destas duas chaves, provavelmente irá precisar delas durante o voo.

04 - Configure a pressão da cabine no painel VC. Veja o manual que acompanha a aeronave.

05 - Taxi: Ligue as luzes de taxi. Avance lentamente os manetes "Power"para começar a mover-se. Você precisará fazer ajustes de potência constantes para controlar sua velocidade. Para ajudar a controlar, deixe os manetes "Condition" na posição "Low Idle". Respeite as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas) ou utilize o gauge facilitador para isso.

06 - Decolagem: Verifique os flaps (na posição "UP" ou "APPR".Ajuste o "Elevator Trim" de acordo com a carta ou adote +-4° de elevação. Ligue as luzes de pouso e as luzes estroboscópicas ao entrar na pista. Avance os manetes "Condition" para a posição "Hight Idle". Avance os manetes de potencia enquanto monitora os medidores de torque. Mantenha-os abaixo de 100%. Comece a puxar o manche quando atingir a velocidade em torno de 110 nós e estabilize a atitude em torno de 10 graus. Recolha o trem de pouso e os flaps (se for o caso). Atue nos manetes "Power" e "Propeller" para atingir cerca de 1.600 RPM; Sugerimos uma velocidade vertical de 1000 pés/minuto;

07 - Embora esta aeronave tenha um teto máximo de 35.000 pés, a recomendação é que a altitude de cruzeiro esteja entre 24.000 e 27.000 pés. Ajuste os manetes "Propeller" para 1.500 RPM e os manetes "Power" para obter economia de combustível. A Eccentric sugere voos em rotas de baixa. Na altitude de cruzeiro pode ser acionado o botão "Propeller Synchronization Switch" (sendo desativado no início do procedimento de descida). O piloto não deve se esquecer de acionar o "De-Ice" quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius. Observar que com o "De-Ice" ligado a potencia é alterada. Cuidado para não entrar em "stall";

08 - Descida: recomendamos 1.000 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Approach" durante a aproximação ao aeródromo. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 110 nós;

09 - O Super King Air 300 não dispõe de Spoilers nem de Auto Brake. Após o toque na pista (comprimento mínimo da pista para pouso seguro com peso mínimo é 3.000ft e com peso máximo 4.000ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso, que deverá ser mantido até os 60 nós, instante em que deverá ser desativado. Os freios manuais só deverão ser usados abaixo dos 60 nós.

10 - ATENÇÃO! Os mesmos cuidados observados acima deverão ser mantidos para o taxi. O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.

Especificações Técnicas

Capacidade: 7 - 9 passageiros

Velocidade máxima: 550km/h (263kts)

Altitude máxima de voo:35.000ft (10.668m)

Pista mínima paradec.: 1.200m (4.000 pés)

Alcance:1.820 nm (3.370km)

Consumo: 500 l/h (85% potência) (130 gl/h)