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Cessna Citation X





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento (mantendo o "AutoBrake" na posição RTO). Ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Calibre o altímetro e ligue as luzes da Aeronave;

04 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

05 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o Citation superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 130 nós e os Flaps deverão estar na posição 20 graus. Informamos que o "Flight Director" DEVE estar obrigatoriamente desligado e só poderá ser acionado quando a Aeronave estiver estabilizada e com o Piloto Automático ativado por completo (incluindo "Altitude Hold" e "Backcourse Hold" ou o "Heading Hold"), podendo permanecer ligado a partir de então até a finalização do vôo. Se o "Flight Director" for ligado antes do "Altitude Hold", o piloto não conseguirá ativar tal recurso do PA e a Aeronave sofrerá oscilações importantes em sua altitude. O acoplamento do PA no "Little Wizard" merece toda a atenção do piloto. Confirme VS igual a zero entre 5000 e 10.000 pés (a critério do Comandante) por alguns segundos (estabilização da altitude) antes de acionar o "Altitude Hold" e, posteriormente, acione o "Flight Director";

06 - A velocidade máxima permitida para o "Little Wizard" abaixo dos 10.000 pés é 250 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 1800 pés/minuto;

07 - Acima do FL100, acelere para 320 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere o FL350 e/ou o FL370 para o seu cruzeiro e 528 nós de velocidade;

08 - Acima do FL180, recalibre o altímetro (29.92) e acione o "De-Ice" e o "Pitot Heat" (atentar para o fato de que ambos devem sempre estar ligados quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius). Acima do FL250, reduza a velocidade vertical para 1200 pés/minuto e acelere então para Mach 0.75 e mantenha tal velocidade até o nível de cruzeiro (quando poderá manter 528 nós). Acima do FL300, reduza a velocidade vertical para 1000 pés/minuto;

09 - Descida: recomendamos 1800 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Os Spoilers poderão ser armados para acionamento automático e o AutoBrake pode ser posto na posição 2. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 130 nós;

10 - Após o toque na pista (comprimento mínimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 3560 / 5140 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso. Simultaneamente ao Reverso, os Spoilers serão acionados automaticamente e o AutoBrake também iniciará o trabalho de frenagem, tendo o piloto que desativar o Reverso totalmente aos 60 nós. O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.