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Embraer Phenom 300





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento (mantendo o "AutoBrake" na posição RTO). Ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Calibre o altímetro e ligue as luzes da Aeronave;

04 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

05 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o Phenom 300 superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 120 nós e os Flaps deverão estar na posição 8 graus;

06 - A velocidade máxima permitida para o Phenom 300 abaixo dos 10.000 pés é 250 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 2000 pés/minuto;

07 - Acima do FL100, acelere para 320 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere o FL390 e/ou o FL410 para o seu cruzeiro e 460 nós de velocidade;

08 - Acima do FL180, recalibre o altímetro (29.92) e acione o "De-Ice" e o "Pitot Heat" (atentar para o fato de que ambos devem sempre estar ligados quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius). Acima do FL250, acelere então para Mach 0.70, ainda com a mesma razão de subida, e mantenha tal velocidade até o nível de cruzeiro (quando poderá manter 460 nós). Acima do FL300, reduza a velocidade vertical para 1500 pés/minuto e, acima do FL380, reduza novamente a VS para 1000 pés/minuto;

09 - Descida: recomendamos 1800 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Os Spoilers somente poderão ser acionados no solo (o Phenom 300 não possui acionamento automático dos Spoilers) e o AutoBrake pode ser posto na posição 2. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 140 nós;

10 - Após o toque na pista (comprimento mínimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 3000 / 3700 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso. Simultaneamente ao Reverso, os Spoilers deverão ser acionados manualmente e o AutoBrake também iniciará o trabalho de frenagem, tendo o piloto que desativar o Reverso totalmente aos 60 nós. O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.