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De Havilland DH6-300





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento. Ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Calibre o altímetro, ligue as luzes da Aeronave e mantenha o gerador sempre ligado, em todas as fases do vôo;

04 - Agora com os motores ligados, execute as configurações de manete para a decolagem. O DHC6-300 possui três conjuntos de manetes ("Power", "Feather" e "Fuel", da esquerda para a direita, respectivamente). Ajuste as três manetes para o máximo e estará pronto para a decolagem. A manete de combustível deverá ser mantida no máximo durante a decolagem e a ascensão até a altitude de cruzeiro (quando o piloto poderá regulá-la);

05 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

06 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o De Havilland superar os 30 nós, eleve as manetes de potência até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 90 nós (com flaps em 5 graus);

07 - A velocidade máxima permitida para o DHC6-300 abaixo dos 10.000 pés é 140 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 800 pés/minuto até a fase de cruzeiro. Salientamos que todo o controle de velocidade deve ser feito manualmente neste Modelo, o qual não dispõe de IAS Hold;

08 - A "Eccentric" sugere o FL090 ou o FL100 para o seu cruzeiro e 170 nós de velocidade. Atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés;

09 - Descida: recomendamos 1000 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 85 nós;

10 - O De Havilland não dispõe de Spoilers nem de AutoBrake. Após o toque na pista (comprimento mínimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 1500 / 1800 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso, que deverá ser mantido até os 60 nós (instante em que deverá ser desativado). Os freios manuais só deverão ser usados abaixo dos 60 nós. O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.