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Boeing 747-8i





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento (mantendo o "AutoBrake" na posição RTO). Ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Calibre o altímetro e ligue as luzes da Aeronave;

04 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

05 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o Jumbo superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos quatro motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 188 nós e os Flaps deverão estar na posição 20 graus;

06 - A velocidade máxima permitida para o 747-400 abaixo dos 10.000 pés é 250 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 2000 pés/minuto;

07 - Acima do FL100, acelere para 340 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere o FL330 e/ou o FL350 para o seu cruzeiro;

08 - Acima do FL180, recalibre o altímetro (29.92); quando indicado, acionar o "De-Ice" (o "Pitot Heat" deve estar sempre acionado). Acima de: FL240, acelere para Mach 0.76 (335 Kias); FL280, acelere para Mach 0,82 (335 Kias); FL330, acelere Mach 0,86 (315 Kias) e mantenha tal velocidade até o nível de cruzeiro tendo o cuidado para não dar overspeed.
09 - Descida: recomendamos 2000 pés/minuto (se necessário ativar Spoilers gradativamente, desativando-os tão logo atinja as altitudes e velocidades recomendadas; o uso dos Spoilers no Jumbo neste procedimento é vital, pois sem eles, a Aeronave demora muito para perder velocidade). Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Os Spoilers deverão ser armados e o AutoBrake pode ser posto na posição 3. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 160 nós;

10 - Após o toque na pista (comprimento mínimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 4800 / 6700 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso. Simultaneamente ao Reverso, os Spoilers serão acionados manualmente e o AutoBrake também iniciará o trabalho de frenagem, tendo o piloto que desativar o Reverso totalmente aos 60 nós. O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.