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Embraer EMB-190





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave. A pista para takeoff varia de 4157ft a 6745ft (peso mínimo e peso máximo);

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento (mantendo o "AutoBrake" na posição RTO). Ligar o cronômetro para fins estatí¬sticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Calibre o altí¬metro e ligue as luzes da Aeronave;

04 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

05 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o EMB-190 superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 160 nós e os Flaps deverão estar na posição 15 graus (passo 2);

06 - A velocidade máxima permitida para o "Top Brasil" abaixo dos 10.000 pés é 250 nós. Sugerimos uma velocidade vertical inicial de 1700 pés/minuto;

07 - Acima do FL100, acelere para 320 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro reduzindo gradativamente a velocidade vertical até 800 pés/minuto. A altitude máxima para o EMB-190 é o FL350 e sua Velocidade de cruzeiro é de 480 nós ou 0.82 mach;

08 - Acima do FL180, reduza a velocidade vertical para 1000 pés/minuto, recalibre o altímetro (29.92). O "Pitot Heat" deve estar sempre ligado e um dispositivo avisa quando o "De-Ice" deve ser acionado (atentar para o fato de que ambos devem sempre estar ligados quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius). Acima do FL240, reduza a velocidade vertical para 800 pés/minuto, acelere então para Mach 0.75 e mantenha tal velocidade até o FL280. Eleve a velocidade para 0.80 até o FL350 e quando atingir o nível de cruzeiro acelere para manter a velocidade de cruzeiro;

09 - Descida: recomendamos no máximo1700 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Na final, 145 nós. Os Spoilers poderão ser armados visando ao acionamento automático no solo e o AutoBrake pode ser posto na posição 2. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 140 nós;

10 - Após o toque na pista (comprimento mí¬nimo da pista para pouso seguro com peso mí¬nimo e peso máximo: 4341 / 6745 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso. Simultaneamente ao Reverso, os Spoilers serão acionados automaticamente e o AutoBrake também iniciará o trabalho de frenagem, tendo o piloto que desativar o Reverso totalmente aos 60 nós. O cronômetro, para fins estatí¬sticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.