Image

Antonov AN-12B





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento (mantendo o "AutoBrake" na posição RTO). Ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores;

03 - Calibre o altímetro e ligue as luzes da Aeronave;

04 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas. O Departamento de Engenharia ressalta que, em virtude de sua grande potência em suas quatro hélices, este Modelo pode se deslocar sozinho no solo, assim que os freios de estacionamento forem removidos, devendo o Comandante redobrar a atenção para que não haja qualquer tipo de acidente nesse procedimento;

05 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o Antonov An-12B superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos quatro motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 160 nós e os Flaps deverão estar na posição 15 graus;

06 - A velocidade máxima permitida para o Antonov An-12B abaixo dos 10.000 pés é 250 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 1300 pés/minuto;

07 - Acima do FL100, acelere para 325 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere o FL190 e/ou o FL210 e/ou o FL230 para o seu cruzeiro e 410 nós de velocidade (cruzeiro);

08 - Acima do FL180, recalibre o altímetro (29.92) e acione o "De-Ice" e o "Pitot Heat" (atentar para o fato de que ambos devem sempre estar ligados quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius). Mantenha tal velocidade (325 nós) até o nível de cruzeiro (quando poderá então manter 410 nós);

09 - Descida: recomendamos 1500 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Os Spoilers só poderão ser acionados no solo (o "Supply Guardian" não arma Spoilers) e o AutoBrake pode ser posto na posição 3. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 160 nós;

10 - Após o toque na pista (comprimento mínimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 2300 / 3300 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso. Simultaneamente ao Reverso, os Spoilers serão acionados manualmente e o AutoBrake também iniciará o trabalho de frenagem, tendo o piloto que desativar o Reverso totalmente aos 60 nós (o piloto deve estar atento à baixa capacidade de frenagem no solo do "Supply Guardian" e, portanto, deve ficar alerta no momento do estacionamento). O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.