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Lockheed Hercules C-130





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento (mantendo o "AutoBrake" na posição RTO). Ligar o cronômetro para fins estatísticos no instante do acionamento dos motores. Após os 4 motores estar funcionando, o alternador desligará sozinho, sendo obrigatório que se faça a religação, acionando a chave "Alt" para cima (terceira à direita);

03 - Calibre o altímetro e ligue as luzes da Aeronave;

04 - Realize o táxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas. O Departamento de Engenharia ressalta que em virtude da grande potência em suas quatro hélices, o C-130 pode se deslocar sozinho no solo, assim que os freios de estacionamento forem removidos, devendo então o Comandante redobrar a atenção para que não haja qualquer tipo de acidente nesse procedimento;

05 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o C-130 superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos quatro motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 130 nós e os Flaps deverão estar na posição 15 graus;

06 - A velocidade máxima permitida para o C-130 abaixo dos 10.000 pés é de 250 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 1.000 pés/minuto;

07 - Acima do FL100, acelere para 320 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere para o seu cruzeiro a altitude entre o FL150 e FL210, e velocidade de 360 nós;

08 - Acima do FL180, recalibre o altímetro (29.92) e acione o "De-Ice" e o "Pitot Heat" (atentar para o fato de que ambos devem sempre estar ligados quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius). Aumente a velocidade da aeronave conforme a necessidade operacional exigida;

09 - Descida: recomendamos 1.500 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Os Spoilers só poderão ser acionados no solo (o "Troop Carrier" não arma Spoilers automaticamente) e o AutoBrake pode ser posto na posição 3. A velocidade sugerida para a aproximação é de 160 nós, e para toque não inferior a 115 nós;

10 - Após o toque na pista (comprimento mínimo da pista para pouso seguro com peso mínimo e peso máximo: 3650 / 5850 ft), de acordo com sua extensão deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso. Simultaneamente ao Reverso o AutoBrake também iniciará o trabalho de frenagem, tendo o piloto que desativar o Reverso totalmente aos 60 nós. Libere a ativa e posicione o "Troop Carrier" no gate especificado acionando o "parking brake". O cronômetro, para fins estatísticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.