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Boeing 787-800 Dreamliner





01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;

 

02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento (mantendo o "AutoBrake" na posição RTO). Ligar o cronômetro para fins estatí­sticos no instante do acionamento dos motores;

 

03 - Calibre o altí­metro e ligue as luzes da Aeronave;

 

04 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;

 

05 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o 787-800 superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos dois motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 160 nós e os Flaps deverão estar na posição 15 graus (passo 2);

 

06 - A velocidade máxima permitida para o "Great Condor" abaixo dos 10.000 pés é 250 nós. Sugerimos uma velocidade vertical inicial de 1300 pés/minuto;

 

07 - Acima do FL100, acelere para 320 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro reduzindo gradativamente a velocidade vertical até 800 pés/minuto. A altitude máxima para o 787-800  é o FL420 e sua Velocidade de cruzeiro é de 480 nós ou 0.85 mach;

 

08 - Acima do FL180, reduza a velocidade vertical para 1000 pés/minuto, recalibre o altímetro (29.92). O "Pitot Heat" deve estar sempre ligado e um dispositivo avisa quando o "De-Ice" deve ser acionado (atentar para o fato de que ambos devem sempre estar ligados quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius). Acima do FL240, reduza a velocidade vertical para 800 pés/minuto, acelere então para Mach 0.75 e mantenha tal velocidade até o FL280. Eleve a velocidade para 0.80 até o FL330 e quando atingir  o nível de cruzeiro acelere para manter a velocidade de cruzeiro;

 

09 - Descida: recomendamos no máximo1000 pés/minuto. ATENÇÃO, devido sua estrutura a velocidade aumenta consideravelmente, é necessário o trabalho com os spoilers. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Os Spoilers poderão ser armados visando ao acionamento automático no solo e o AutoBrake pode ser posto na posição 2. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 150 nós;

 

10 - Após o toque na pista (comprimento mí­nimo da pista para pouso seguro com peso mí­nimo e peso máximo: 7800 / 10000 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso. Simultaneamente ao Reverso, os Spoilers serão acionados automaticamente e o AutoBrake também iniciará o trabalho de frenagem, tendo o piloto que desativar o Reverso totalmente aos 60 nós. O cronômetro, para fins estatí­sticos, deverã ser desativado no instante do desligamento dos motores