MD-11
01 - Confecção do Plano de Vôo e abastecimento da Aeronave;
02 - Após as devidas autorizações da Torre, efetuar o PushBack e o acionamento (mantendo o "AutoBrake" na posição RTO). Ligar o cronômetro para fins estatÃsticos no instante do acionamento dos motores;
03 - Calibre o altÃmetro e ligue as luzes da Aeronave;
04 - Realize o taxi respeitando as velocidades máximas permitidas (20 nós em linha reta e 12 nós nas curvas), podendo ser usado o freio diferencial nas curvas;
05 - Partida: elevar as manetes de potência e aguardar que a Aeronave ultrapasse a marca dos 30 nós. Quando o MD-11 superar os 30 nós, eleve as manetes até o máximo ("Full power"). Esse método de decolagem proporciona uma aceleração uniforme dos três motores. A V2 (Velocidade de Segurança na Decolagem) é 160 nós e os Flaps deverão estar na posição 15 graus;
06 - A velocidade máxima permitida para o MD-11 abaixo dos 10.000 pés é 250 nós. Sugerimos uma velocidade vertical de 1800 pés/minuto;
07 - Acima do FL100, acelere para 320 nós (atente para o fato de que as luzes de pouso devem permanecer ligadas abaixo dos 10.000 pés) e ascenda até a altitude de cruzeiro. A "Eccentric" sugere o FL290 e/ou o FL310 para o seu cruzeiro e 508 nós de velocidade;
08 - Acima do FL180, reduza a velocidade vertical para 1500 pés/minuto, recalibre o altÃmetro (29.92) e acione o "De-Ice" e o "Pitot Heat" (atentar para o fato de que ambos devem sempre estar ligados quando a temperatura externa for igual ou menor que 5 graus Celsius). Acima do FL220, reduza a velocidade vertical para 500 pés/minuto (Procedimento de Ascensão Lenta) e mantenha essa razão até o cruzeiro. Acima do FL250, acelere então para Mach 0.70 e mantenha tal velocidade até o nÃvel de cruzeiro (quando poderá manter 508 nós);
09 - Descida: recomendamos 1800 pés/minuto. Os Flaps deverão estar na posição "Full" durante a aproximação ao aeródromo. Os Spoilers poderão ser armados visando ao acionamento automático no solo e o AutoBrake pode ser posto na posição 2. A velocidade sugerida para o pouso não deve ser inferior aos 150 nós;
10 - Após o toque na pista (comprimento mÃnimo da pista para pouso seguro com peso mÃnimo e peso máximo: 6800 / 10400 ft), deixe a aeronave correr alguns metros e acione o Reverso. Simultaneamente ao Reverso, os Spoilers serão acionados automaticamente e o AutoBrake também iniciará o trabalho de frenagem, tendo o piloto que desativar o Reverso totalmente aos 60 nós. O cronômetro, para fins estatÃsticos, deverá ser desativado no instante do desligamento dos motores.
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